Para garantir que sua construção atinja boa qualidade, é essencial que você utilize bons materiais oferecidos por fornecedores confiáveis. Todo consumidor deve, antes de qualquer compra, avaliar os produtos que está adquirindo para depois não sair no prejuízo. Por isso, é muito importante saber como encontrar fornecedores de confiança!

No ramo da construção civil, os profissionais são muito dependentes da eficácia dos materiais; sendo assim, a escolha de bons fornecedores é imprescindível para alcançar bons resultados. Continue aqui e veja algumas dicas indispensáveis para essa tarefa!

Por que se deve saber escolher fornecedores?

Em qualquer obra da construção civil, o profissional está lidando com vidas humanas, portanto toda edificação deve garantir durabilidade e segurança para os seus moradores. Para que a construção tenha esses requisitos, é essencial trabalhar com materiais de boa qualidade.

A preocupação com os fornecedores também se faz necessária para que não ocorram prejuízos durante a obra por conta da falta de insumos e de equipamentos, como também evitar desperdícios por quebra ou dano com os produtos de má qualidade.

Como encontrar fornecedores confiáveis?

Conheça os prazos de entrega

Na construção civil, assim como em todos os segmentos do mercado, tempo é dinheiro! Portanto, é de suma importância que você avalie os prazos de entrega para economizar tempo e que você não tenha atrasos em sua obra.

Verifique os prazos que mais se adéquam ao seu cronograma para que esteja de acordo com as etapas da obra em que serão necessários os materiais comprados e os serviços contratados.

Para isso, leve em consideração alguns aspectos, como o custo diário da obra, a disponibilidade de mão de obra e de espaço no canteiro para recebimento do produto, bem como fluxo de caixa para desembolsar os pagamentos da compra.

Um bom fornecedor é aquele que cumpre o prazo prometido para não impactar no planejamento e desenvolvimento da construção. Se o tempo de entrega não for cumprido, o trabalho fica comprometido e o cliente sai prejudicado, gerando transtorno para todos os envolvidos.

Faça uma pesquisa de preço

Muitas vezes menor preço nem sempre é a melhor opção, pois ele pode resultar em um produto com qualidade bem inferior. Sendo assim, não atenha somente aos materiais mais baratos, faça uma pesquisa dos preços disponíveis no mercado para, assim, avaliar o custo-benefício de cada item.

Para realizar essa tarefa, uma boa sugestão é montar um quadro de cotações com preços de vários fornecedores sendo comparados lado a lado, mostrando produtos de marcas confiáveis e serviços que sejam similares. Fazendo isso, você evita a confusão na hora da compra ou contratação e consegue tirar bons resultados para sua obra.

Peça a opinião de terceiros

Para garantir que aquele é o fornecedor ideal para você, um dos aspectos mais importantes a se considerar é ouvir a opinião de pessoas que já compraram com ele. Sendo assim, você como profissional da área pergunte entre seus colegas sobre a credibilidade e qualidade da empresa que vai lhe fornecer serviços ou produtos.

Nessa etapa, é possível escutar o que o mercado tem a dizer, verificando, inclusive, se existe alguma concorrência entre as empresas que você está pesquisando. Quando você trabalha com uma empresa mal conceituada, os riscos de transtornos são bem maiores.

Atente-se às normas

Quem trabalha com engenharia sabe que grande parte dos materiais utilizados e procedimentos executados estão munidos de normas técnicas para serem cumpridas e seguidas. Portanto, é essencial que o seu fornecedor atenda aos requisitos das normas e aos selos de qualidade.

Se os procedimentos estiverem fora do que está regulamentado na norma, você como profissional da área corre o risco de perder a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da obra e ainda comprometer seu registro, causando problemas para todos.

Agora que você já sabe o que deve ser feito para escolher fornecedores, ficou mais fácil realizar essa tarefa. Atente-se a todos os passos que foram dados para que você não tenha nenhum transtorno em sua construção!

E então, gostou de aprender um pouco sobre como encontrar fornecedores qualificados? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Continue nos acompanhando e veja qual o melhor porcelanato para a sua cozinha!

Escreva um comentário

Share This