Não durma no ponto: confira como reduzir o tempo da obra!

Durante uma obra o que todos mais querem é que o prazo estabelecido seja cumprido. Porém, muitas vezes a construção acaba atrasando e causando transtorno para todas as partes envolvidas. Em geral, a causa disso é a falta de um bom planejamento de todas as etapas construtivas. Para evitar tal situação, preparamos para você alguns tópicos que mostrarão como reduzir o tempo da obra. Não deixe de conferir!

Qual a importância de um cronograma?

Preparar um cronograma é uma das etapas mais importantes na hora do planejamento da obra, pois permite materializar todas as etapas e informações que consolidam a obra. Dessa forma, você tem total ciência de quando começa um serviço e termina outro, e sabe de qual procedimento precisa ter fim para outro começar. Por exemplo, para que seja iniciada a estrutura da construção, é preciso que a fundação já esteja pronta.

O cronograma ainda possibilita estabelecer um prazo para que a construção seja concluída e entregue ao cliente, como também controlar e organizar toda a sua obra.

Sendo assim, fica muito mais fácil comprar os materiais e os insumos quando necessário e na quantidade certa — de acordo com o orçamento. Também permite adquirir ferramentas e equipamentos sempre que for preciso e empregar mão de obra com base na demanda de cada estágio da edificação.

Pode até ser desafiador se manter em dia com um cronograma, ainda mais com os inúmeros imprevistos que podem vir a acontecer. Porém, ele é a melhor forma de organizar e controlar as etapas da sua obra e trazer bons resultados com relação aos prazos.

Como reduzir o tempo da obra?

Planeje todos os passos

Primeiro de tudo, pense ao início da construção quais passos você e sua equipe terão que seguir. Você não pode resolver os problemas à medida que eles vão aparecendo, pois é preciso ter uma visão do futuro, planejar as etapas desde a terraplanagem até o acabamento. Dessa forma, é possível calcular a quantidade de materiais, mão de obra, equipamentos e o tempo de execução de cada estágio da obra.

É importante ficar atento também à produtividade dos funcionários, os prazos e a qualidade do serviço, porque além de ajudar a reduzir o tempo, proporciona bons resultados e controle da produção.

Use plataformas de gerenciamento

Uma tendência que vem ganhando espaço na construção civil é o uso de plataformas para o gerenciamento de obras, uma vez que elas possibilitam a redução de custos. Esse procedimento conta com uma tecnologia que faz toda a gestão da obra, pois controla os materiais que são utilizados, facilita a comunicação entre a equipe e contribui para o acompanhamento de todas as etapas construtivas.

As plataformas também melhoram o gerenciamento dos equipamentos, dos recursos humanos, dentre outros processos. Ou seja, fazer uso desses softwares vão ajudar você a organizar várias informações, resultando na maior transparência dos projetos.

Escolha materiais com melhor custo-benefício

O investimento feito em materiais e bons equipamentos são fundamentais para a otimização dos processos construtivos. Isso porque, se forem de bom custo-benefício e mais modernos, o risco de falhas é reduzido, bem como a necessidade de manutenção. Esses procedimentos também vão agilizar a construção e melhorar a produtividade da sua equipe.

Atente aos resultados

Confira os resultados ao final de cada estágio da sua construção. Se for atestado que tudo foi bem executado, as chances de ter que refazer algum procedimento são mínimas. Sendo assim, você não vai ter tempo gasto com manutenção e nem vai perder os prazos da obra. Os bons resultados também servem para estimular a equipe a bater metas durante o serviço.

Bem, agora que você já sabe alguns aspectos a serem observados para otimizar o tempo da sua obra, chegou a hora de colocar a mão na massa e cumprir corretamente com cada tópico e com a elaboração de um bom planejamento e cronograma.

Gostou de aprender um pouco mais sobre como reduzir o tempo da obra? Ficou afim de ver mais sobre outros assuntos do mundo da construção civil? Confira então algumas dicas sobre gestão de obras!

The post Não durma no ponto: confira como reduzir o tempo da obra! appeared first on Porcelanataria- Arte em porcelanato.

Source: Novo

Postagens Recentes

Deixe um Comentário